Escolhidas a dedo para você ouvir!

domingo, 7 de junho de 2009

PIRULITO III



(Terceiro dia de trabalho com o tema):
8) Trabalhar com a cantiga popular: PIRULITO QUE BATE BATE ( leitura de texto que se sabe de cor).
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU
PRIMEIRO VAMOS FAZER ESTAS ATIVIDADES COLETIVAMENTE:
a) Fazer leitura com apontamentos;
b) Cantar a música com eles;
c) Perceber e marcar quantas vezes a palavra PIRULITO aparece na cantiga.
d) Dispor outras palavras no chão e solicitar que encontrem as palavras PIRULITO que estiverem por lá.
Se acontecer de alguma criança pegar alguma palavra que não seja PIRULITO, chamá-la para perguntar o motivo que a faz crer que ali está escrito PIRULITO. Mostrar letra por letra, para que ela perceba se a quantidade de letras é igual, se a letra inicial é a mesma etc.
e) Mostrar a palavra PIRULITO separadamente e solicitar que contem as letras, que digam a primeira letra, a última, que pintem as vogais...
f) Solicitar que remontem o texto, ainda com o apoio do texto base exposto. Aqui a idéia é fazer que percebam as frases. Para tal, colocar as tiras dos versos no chão e ir chamando alunos voluntários para organizar os versos.
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU
PIRULITO QUE JÁ BATEU
PIRULITO QUE BATE BATE
QUEM GOSTA DELA SOU EU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
*Todas as atividades realizadas ao longo do projeto deverão ficar expostas na sala.
g) Solicitar o registro pictográfico da música que fala sobre o PIRULITO.
h) Em Arte, propor a colagem de palito com lã colorida, para fazer o pirulitão. Também poderá ser feito um PIRULITO com massa de biscuit, transformando em um imã de geladeira depois.
i) Perguntar o que eles sentem vontade de fazer quando escutam a música. Sugerir, caso alguém não diga ( o que acho difícil), que eles batam palmas, acompanhando a melodia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário