Escolhidas a dedo para você ouvir!

domingo, 7 de junho de 2009

LETRAS E SÍLABAS

11) Completar palavras com letras ou sílabas:
As palavras são retiradas de estrofes diferentes.
PIRU-------TO QUE -------TE BATE
-------RULITO QUE ------ BATEU
À medida em que a turma for dominando as atividades coletivamente, o professor poderá propor que as atividades sejam feitas como registro no caderno, individualmente.


(Quinto dia de trabalho)
12) Transcrição da música:
O aluno deverá transcrever de memória a letra trabalhada. Caso não consiga a letra toda, poderá escrever um verso ou uma estrofe ( em caso de cantigas maiores).
A correção será individualizada, tendo o professor o cuidado de perceber como está a escrita do aluno, questionando junto com ele o que ele queria escrever ali, o que está faltando ou o que tem a mais.
13) De acordo com a realidade de cada escola, uma idéia bacana é a de usar a cozinha experimental. Aqui fica a sugestão de confeccionar um PIRULITO com eles. Trabalhando com RECEITA, um outro tipo de texto. A idéia de trabalhar com receita possibilita lançar observações a respeito da funcionalidade deste tipo de texto, trabalhar com a noção de quantidades, visualização de rótulos etc.
Uma coisa rápida,que envolveria o uso do fogão ou microondas, seria a confecção de waffers, onde eles poderiam ( auxiliados pelo professor) mergulhar o biscoito waffer, dentro do chocolate derretido. O waffer estaria espetado no palito, para dar a forma de PIRULITO. Quando o chocolate seca, fica parecendo um BIS.
14) Usando o rótulo do PIRULITO que eles chuparam no segundo dia do trabalho, sugerir a colagem e a elaboração de uma produção de texto individual, feita no caderno.
15) Propor que tentem montar uma paródia (explicando antecipadamente o que é uma paródia) com a melodia. Ou mesmo, propor que cantem a cantiga em diferentes ritmos.
16) Se possível, passar o vídeo que foi feito durante a realização das atividades.
17) Avaliação. Registrar, em blocão, o que acharam das atividades propostas. Destacar os pontos positivos e negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário