Escolhidas a dedo para você ouvir!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A PAIXÃO DE CONHECER O MUNDO

Há meses tinha separado alguns materiais que considerava essenciais para a nossa partilha, mas estava sempre naquela sórdida desculpinha da “falta de tempo”... Num final de semana em que fui forçada a aquietar o corpo em casa por estar com uma infecção na garganta, quis tornar meu tempo útil e fui mexer nos meus papéis. Eis que dei de cara com muitas anotações do maravilhoso livro A PAIXÃO DE CONHECER O MUNDO, da Madalena Freire, filha do renomado educador Paulo Freire.
Fica aqui a indicação dessa leitura, que é mesmo algo apaixonante.



A paixão de conhecer o mundo: relatos de uma professora

Madalena Freire
São Paulo: Editora Paz e Terra, 2003.
Publicado em 1983, este livro está em sua 16ª edição. Este é um testemunho de quanto o seu conteúdo se mantêm conectado ao pensamento contemporâneo. De forma viva e amorosa Madalena relata sua prática na Educação Infantil, trazendo suas reflexões e as das crianças. Desenhos, textos coletivos, histórias, "lições", contam a processualidade movente de ser educadora. Segundo a autora, os dois primeiros relatórios "retratam uma prática ainda presa a uma visão menos dinâmica, talvez mais fria, em que a preocupação maior estava em mencionar o eixo do trabalho, seus objetivos, etc." A vida "pouco tropeça neles". Mas o fluxo da inquietude, da curiosidade, do desejo de compreender o próprio processo de ensinar e aprender impulsionou Madalena para ações que ressoam em seus relatórios.
Considerando o ato de conhecer tão vital como comer ou dormir, Madalena revela em ações a sua indignação com aquela escola que acredita que o conhecimento pode ser doado. Suas ações, relevadas também pelas produções e vozes das crianças, descancaram que "a busca de conhecimento não é a preparação nada, e sim VIDA, aqui e agora. E é esta a vida que precisa ser resgatada pela escola."
A paixão de conhecer o mundo levou Madalena para lidar com crianças de classes populares em Vila Helena e para a criação dos grupos de reflexão, do qual se origina o Espaço Pedagógico. Este livro deixa entrever a educadora em princípio de carreira, lidando com o coração da educação que a mantêm hoje com a mesma paixão de ensinar e aprender, e com a mesma amorosidade ofertada aos que com ela convivem neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário