Escolhidas a dedo para você ouvir!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Frases de Paulo Freire

"A confiança vai fazendo os sujeitos dialógicos cada vez mais companheiros na pronúncia do mundo. Se falha a confiança, é que falharam as condições discutidas anteriormente. A confiança implica no testemunho que um sujeito dá aos outros de suas reais e concretas intenções. Não pode existir, se a palavra, descaracterizada, não coincide com os atos. Dizer uma coisa e fazer outra, não levando a palavra a sério não pode ser um estímulo à confiança". (Paulo Freire)


" A solidariedade social e política de que precisamos para construir a sociedade menos feia e menos arestosa, em que podemos ser mais nós mesmos, tem na formação democrática uma prática de real importância. A aprendizagem da assunção do sujeito é incompatível com o treinamento pragmático ou com o elitismo autoritário dos que se pensam donos da verdade e do saber articulado". ( Paulo Freire)


" Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam". ( Paulo Freire)


"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". ( Paulo Freire)


"A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém". ( Paulo Freire)


"Amar é um ato de coragem". ( Paulo Freire)


"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade". ( Paulo Freire)


"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria". ( Paulo Freire)


"Não há saber mais e saber menos. Há saberes diferentes". ( Paulo Freire)


"Ninguém nasce feito. É experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos". ( Paulo FReire)


"A leitura do mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)





4 comentários: