Escolhidas a dedo para você ouvir!

domingo, 23 de agosto de 2009

1, 2, 3 ...






A ideia de trabalhar com essas caixinhas é muito bacana, uma vez que você tem um
material barato e acessível para todos. Basta juntar caixinhas de fósforo, que iriam para o lixo e ir colando. Eu optei pela ideia de juntar 100 caixinhas, porque daí vou trabalhando uma gama de noções que serão úteis na parte concreta. Vejam abaixo algumas sugestões:

* solicitar que empurrem as "gavetinhas" 1 a 1, fazendo a contagem oralmente.
* solicitar que empurrem as "gavetinhas" 2 a 2, fazendo a contagem oralmente.
* solicitar que empurrem as "gavetinhas" de 5 a 5, fazendo a contagem oralmente.
* solicitar que empurrem as "gavetinhas" de 10 em 10, fazendo a contagem oralmente.
* solicitar que empurrem determinada quantidade de "gavetinhas" numa coluna e determinada quantidade numa outra coluna, pedir que contem uma + a outra e digam o total. Ideia de adição.
* solicitar que empurrem uma quantidade de "gavetinhas" e depois escondam (fechando). Exemplo: empurraram 10 e fecharam 4. Quantas "gavetinhas" ficaram abertas? Ideia de subtração.
* solicitar que empurrem, por exemplo, 3 gavetinhas de 4 fileiras. Perguntar quantas vezes empurraram 3 gavetinhas. Ideia de multiplicação.
* com botões ou grãos, solicitar que distribuam determinada quantidade nas gavetinhas. 8 botões, divididos igualmente em 2 caixinhas... Cada caixinha ficou com ---- botões. A ideia da divisão.
* Para as turmas maiores, pode-se trabalhar a ideia de numeral fracionário.

Um comentário: