Escolhidas a dedo para você ouvir!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

PROJETO: A FOCA

Para dar início a um trabalho todo amarradinho, escolhi a canção A FOCA, de Vinícius e Toquinho. Sendo canção de fácil assimilação, que provoca prazer em função de suas rimas, as crianças se empolgam rapidamente, demonstrando deleite ao apontar as palavras que já sabem de cor. É a grande mágica de perceber: "Eu estou lendo!!!".
Bom, vamos aos passos à medida em que as fotos forem sendo apresentadas.
Quero, antes de tudo, fazer alguns agradecimentos a pessoas essenciais para que essa atividade acontecesse de forma tão encantadora:
Valéria Poubell, amiga de longos anos, que sempre dá toques para o aprimoramento desse prazer que se tornou a alfabetização para mim. Foi ela quem me ensinou a trabalhar gostoso assim com um texto. Grataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, por toda a minha vida!
Fabrícia Helena Biaso , amiga que conheci pela internet e que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente; pessoa com quem troco longos papos pedagógicos, que sempre está disposta a ajudar-me prontamente em tudo que preciso e com quem muito aprendo. Obrigadaaaaaa, Fa!
Thaís , colega de trabalho que apostou na proposta e topou-a prontamente; pessoa com quem tenho feito muitas trocas significativas. Obrigada, Thaís!
Bom, então apresentemos esse deleite passo a passo:
PRIMEIRO DIA DO PROJETO:

1- Assistiram um vídeo sobre AS FOCAS - o vídeo é curto e com texto informativo. Antes de apresentá-lo, perguntamos o que eles sabiam sobre AS FOCAS, ouvimos a tudo atentamente e propomos novas descobertas.

2- Registramos a música em folha de 40 kg, usando letra bastão, em seguida fazendo leitura com apontamento da letra da música. Trabalhamos as palavras que eram desconhecidas para eles, dando-lhes pistas para que pudessem chegar à conclusão do significado; qual a maior palavra do texto; quais palavras que se repetem e quantas vezes; quais os pontos que aparecem. Tudo é marcado, de acordo com o que o professor pretende trabalhar.
* Na música A FOCA, trabalhar os pontos de interrogação e final, solicitando que façam frases orais, onde possamos usar também aquela entonação.





3- Ouvimos a música. À medida que a música foi tocando, fomos fazendo leitura com apontamento.

4- Oficina de modelagem- solicitamos que cada um fizesse a sua foca de massinha. E assim, surgiram várias esculturas lindas...



* A letra da música deverá estar exposta na sala durante o tempo que durar o projeto.


SEGUNDO DIA DO PROJETO:

5- Em forma de DESAFIO, fomos propondo que eles nos dissessem quantas e quais eram as letras necessárias para escrevermos a palavra FOCA. A seguir, dividimos a turma em quatro grupos e sorteamos as letras F, O, C, A para cada um deles. Dado um tempo, os integrantes do grupo deveriam encontrar, em jornais ou revistas, palavras iniciadas com a letra determinada e colá-las na folha dada.



6- Terminada essa parte, fomos ao quadro para contar as palavras que foram validadas. ( Aqui estamos inserindo a Matemática); exploramos questões como: quem encontrou mais palavras?; quem encontrou menos palavras?; quantas faltaram para empatar?...

TERCEIRO DIA DO PROJETO:

7- Lançamos como proposta a escrita das novas descobertas. Todas as frases foram levadas em consideração, trabalhadas oralmente e, a partir daí, fizemos a seleção do que entraria no cartaz. Como essa fase ainda é muito inicial, o escriba é o professor-mediador do processo.

8- Trabalhando com a inteligência espacial, propomos a um dos alunos que tem muita habilidade para desenho, que ilustrasse o cartaz.


9- Todos os versos da canção foram dispostos desarrumadamente para eles. A proposta era a de que eles reorganizassem na ordem em que aparecem na melodia.
*Nesse momento, a letra poderá estar vísivel, para consulta.
*Convém deixar a criança experimentar a leitura, as tentativas. Sempre perguntar o que a fez pensar que é aquele o verso. Ouvir a lógica pode ajudar um colega que ainda não sabe como fazer, a ter uma possibilidade. Em caso de acerto, cola-se o verso; em caso de erro, realizar a mesma pergunta do que a faz acreditar que é aquele o verso, e ir trabalhando com cada palavra, até que ela se dê conta do verso que precisa pegar.






QUARTO DIA DO PROJETO:

10- Fizemos um cartaz com lacunas; deixamos as palavras que se encaixariam nessas lacunas dispostas ao chão ( BANCO DE PALAVRAS)
* Seguir as orientações do passo anterior.







QUINTO DIA DO PROJETO:

11- Pesquisar palavras com F e confeccionar cartaz.

SEXTO DIA DO PROJETO:

12- Em forma de desafio (para essa atividade brincamos com dois grupos) trabalhar consciência fonológica e propor que digam novas palavras que tenham a sílaba FO. * Convém lembrar que é importante apresentar às crianças que a vogal O ora é aberta, ora é fechada. À medida que uma palavra for falada, em caso de acerto, perguntar à criança que frase ela poderá formar com aquela palavra. Anotar em cartaz e marcar o ponto do grupo; em caso da palavra ser dita erradamente,repetí-la pausadamente para que a criança perceba se há mesmo a sílava FO na palavra que disse.
Convém instigar as crianças no sentido de AMPLIAR AS FRASES.
*Esse desafio cresce, pois para a formação de palavras não trabalhamos somente com a sílaba inicial. Solicitar palavras com FO também em sílaba medial e final.
* Expor o cartaz com as frases realizadas pelas crianças.


13- O próximo passo é fazer o que a Heloísa Vilas Boas chama de PARADIGMA: as crianças brincam de pensar o maior número de palavras que tenham a sílaba pedida. As palavras ditas são escritas em coluna, arrumadas de uma forma que permite colocar em evidência a sílaba comum a ser destacada pela criança.


14- Trabalhar com produção pictórica, solicitando também a produção textual.
* Aqui, cumpre salientar que devemos respeitar a fase em que cada criança se encontra: algumas escreverão letras, outras produzirão frases e, quem estiver mais avançado, produzirá texto.


Essas atividades são realizadas concomitantemente a outras propostas, que devem ser sistematizadas e retomadas sempre que possível.


E por fim, digo que esse trabalho foi de um prazer gigantesco para mim, pois trazer à memória minha própria época de alfabetização, com os maravilhosos Vinícius/Toquinho, que se mantiveram tão vivos em mim, é mesmo de provocar muita emoção, enchendo os olhos de mar.

7 comentários:

  1. Oi Flor!
    Excelente projeto. Minha paixão é a alfabetização.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que trabalho lindo, professora!

    Estou reaprendendo muito com você, tenha plena certeza disso. Mas diz aí, a consciência fonológica é ou não é essencial para percepção dos fonemas pela criança? Não que seja o elemento norteador de todo o processo, mas creio que se faz necessária. O que você acha?

    (PS.: Precisamos participar de mais FALES! Rs).

    Pura emoção: escola que amo, amiga do fundo do peito (e por toda parte dele também, crianças pelas quais tenho profundo respeito e desejo de contribuir com a sementinha da transformação em suas vidas... TUDO MUITO LINDO!

    Parabéns a sua parceira e todas as profissionais que lutam com muita garra e sobretudo com muito AMOR, para tornar a educação pública algo primorável.

    Forte abraço com cheirinho de muita saudade.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu Projeto e estarei passando para as minhas colegas.

    Um forte abraço e continue assim...

    Claudinéia
    Cotia/SP

    ResponderExcluir
  4. Cris querida,
    que trabalho maravilhosooooooooooooo!!!!!!!!!!!Parabens!!!!!!!!!!! bjus

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente AMEI o blog. Vou segui-lo, já anotei seu blog em meus links e peço a sua ajuda para a divulgação do meu, colocando-me também em links de sugestões...

    profmodeon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá estou realizando este projeto com minha turma de 1º ano, estou no segundo dia, muito obrigado por partilhar sua experiência comigo, pois assumi uma turma de alfa agora e quase fiquei desesperado,entretanto, encontrei aqui muita ajuda para desenvolver um trabalho bacana. OBRIGADO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloísio Piller,
      que bom saber que o projeto está viajando em outros lugares. Sucesso com seus pimpolhos!

      Excluir