Escolhidas a dedo para você ouvir!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto Luiz Gonzaga - Feira de Caruaru

Amigos seguidores e visitantes do BORBOLETANDO,

Compartilho com vocês atividades que estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna, na qual trabalho, em Rio das Pedras- Rio de Janeiro.
O Projeto da escola homenageia o REI DO BAIÃO, Luiz Gonzaga. Aqui vocês terão atividades que foram desenvolvidas a partir do trabalho com a música A FEIRA DE CARUARU.
IMPORTANTE: o trabalho ainda não foi concluído, mas já estou adiantando as coisas que foram feitas...

1- APRESENTAÇÃO DA MÚSICA -


2- APRESENTAÇÃO DO TEXTO (MÚSICA A FEIRA DE CARUARU)



*Marcação do título; do compositor e verificação das palavras que rimam;
*Atividade de compreensão da segmentação do texto - espaçamento entre as palavras, direção da escrita na Língua Portuguesa (de cima para baixo, da esquerda para a direita)



3- Faça leituras relacionadas ao assunto para eles. Procure textos que expliquem como é a FEIRA DE CARUARU.
*Há informações muito importantes a respeito de como a feira funciona. Meus alunos adoraram a informação de como os vendedores chegam à feira, e curtiram muito o setor do TROCA-TROCA, onde vender é proibido.

TEXTO FATIADO
*Reorganização dos versos. Os versos são embaralhados e eles vão reorganizando, tendo apoio visual.



3- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
* Solicitar que, de acordo com a sonorização das palavras, percebam e escrevam as vogais que estão faltando.



4- Lançamento de fonema/grafema - letra F

*Para a realização desta atividade, inventei um 'esquema' de TROCA TROCA, como acontece na FEIRA DA CARUARU.
As crianças foram divididas em equipes e cada equipe recebeu um fonema. Todos eles tinham trazido palavras com F, solicitadas com dois dias de antecedência. O grupo colocava as palavras na mesa e precisava analisar se o fonema da palavra era o mesmo que o seu grupo tinha recebido. Se fosse, ele colava, se não fosse, deveria procurar o grupo que era dono daquele fonema para solicitar a troca.
Foi uma atividade muito divertida, e eles aprenderam brincando.



5 - Lançamento de fonema/grafema - Letra R
* A letra R foi sendo trabalhada de acordo com as posições nas palavras. Eles fizeram várias pesquisas ao longo da semana, e o desafio maior foi 'encontrar palavras que começassem com RR. O engraçado foi que para ganhar o brinde, caso encontrassem, algumas crianças chegaram com palavras partidas, 'iniciando' com RR. (*)
Para a conclusão, fui instigando a respeito do motivo que fez com que NENHUMA criança achasse uma palavra começando com RR. Levantando-se a hipótese de não existir, fomos ao dicionário para confirmar. BINGO! Eles então DESCOBREM a regra. Podem ter certeza, que com esta atividade, seus alunos jamais escreverão uma palavra começando com RR.

(*)Claro que depois deles chegarem à conclusão de que palavras começando com RR não existiam,não perdi a oportunidade de conversar sobre a honestidade, que faltou em alguns casos!


ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO:


Depois de apresentarmos a FEIRA DE CARUARU, demos início a analogias com questões da vivência deles. Como já tínhamos trabalhado pontos turísticos do Rio de Janeiro, quando trouxemos o sub-projeto com a música CIDADE MARAVILHOSA, falamos sobre o CENTRO DE CONVENÇÕES NORDESTINAS LUIZ GONZAGA.

CURIOSIDADES SOBRE O CENTRO DE CONVENÇÕES NORDESTINAS LUIZ GONZAGA:
*Explore as palavras que eles talvez não conheçam!

A partir de então, várias atividades foram propostas como ações que levam à sistematização do projeto:
*Proposta de pensar em relação aos diversos restaurantes que existem na Feira de São Cristóvão, assim como no tipo de comida que servem (nordestina). Então, apresentamos uma RECEITA DE BAIÃO DE DOIS.
*Antes de apresentar a atividade diagramada, é necessário trabalhar com as crianças coletivamente, explorando o gênero textual, realizando a atividade ampliada para colocar no blocão e realizando comparações com outros textos que já tenham sido apresentados.


- Aqui trabalharemos a estrutura do texto _ RECEITA (INGREDIENTES e MODO DE PREPARO).
*O que uma receita pretende?
*Só existe receita para preparar comidas? Que outros tipos de receitas vocês conhecem? _ Explorar as receitas médicas, receitas para cuidados corporais etc.



A partir da palavra BAIÃO, explorar a terminação ÃO, realizando atividade com lista e o significado, que fica diferente de acordo com o contexto _ BAIÃO (COMIDA); BAIÃO (RITMO MUSICAL):


SISTEMATIZAÇÃO ÃO:


Após sistematizações com a letra B, de BAIÃO, realizar atividades afins:

7 comentários:

  1. Excelente material.Obrigada!!!Profª Khelarkiane

    ResponderExcluir
  2. Encontrei uma mina de ouro!!!!rs Muit obrigada pelo excelente material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora Khelarkiane. Obrigada pelo seu retorno e elogio. Essas atividades não pararam por aí, mas estou sem tempo para postar as outras coisas.
      Abraço.

      Excluir
  3. dificilmente comento os blog que visito, porém, neste caso não poderia deixar de parabenizá-la pelo excelente trabalho que desenvolve com seus alunos. parabéns. DRCA

    ResponderExcluir
  4. Adorei as atividades, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo projeto!
    Utilizarei algumas atividades, poi o que é bom se copia.

    ResponderExcluir
  6. Excelente material para se trabalhar sequência didática. Parabéns!

    ResponderExcluir