As atividades a seguir fazem parte do trabalho que vem sendo desenvolvido na E.M. Cláudio Besserman Vianna (Bussunda), situada em Rio das Pedras, Rio de Janeiro.
Gostaria de lembrar que para que um Projeto se desenvolva com excelência é preciso boa dose de comprometimento, palavra que faz parte da nossa escola e pauta nosso trabalho desde os estudos que fazemos, até a execução das atividades. Exatamente pelo fato de dar certo para nós, o trabalho é disponibilizado para outros professores na internet. No entanto, cumpre sinalizar que cópia por cópia não gerará um bom trabalho. PROJETO precisa ser "amarradinho", tem que acontecer com direcionamento e avaliações constantes a respeito do que flui e do que precisa melhorar.
As atividades são norte para outras, que podem seguir no mesmo estilo, com uma outra roupagem. O que cabe aqui é bom senso para perceber o que se adequa ou não à realidade dos seus alunos.
1º dia -
*Apresentamos os quatro primeiros versos da música CIDADE MARAVILHOSA às crianças, realizando leitura com apontamento.
*Trabalhamos a noção do título;
*Marcamos o nome do compositor;
*Com a explicação do que é verso, marcamos quantos versos há na letra;
*Criamos uma legenda para cada verso;
*Marcamos os espaços entre uma palavra e outra, atividade que proporciona a noção de segmentação e espaçamento.
*Marcamos as palavras que rimam.
2º dia -
*Apresentamos a letra fatiada em versos, para que eles ( sob consulta do que foi feito no dia anterior) reorganizem.
3º dia -
* Apresentamos a letra fatiada em palavras, para que eles (sob consulta dos outros cartazes afixados na sala) reorganizem.
*Destacar a palavra MARAVILHOSA na canção, puxando como PARADIGMA a sílaba MA.
4º dia -
* Apresentamos a letra com omissões das vogais. Deixar com que percebam que há algo errado, e assim que conseguirem, mediar a colagem das vogais de cada palavra.
- Atividade de consciência fonológica.
*Listagem de palavras com M.
* Sistematização - letra M:
5º dia -
* Trabalhar a atividade dos versos fatiados individualmente (O professor atuando como mediador) - A criança reorganiza os versos em folha individual.
6º dia -
*Trabalhar a atividade de reorganização das palavras do texto (individualmente), mas tendo o professor como mediador.
OBS: Fique atento à criação da legenda. Modifique a atividade de acordo com a legenda escolhida pela sua turma!
7º dia -
* Solicitar reescrita de memória.
-Neste momento é importante que o professor deixe a criança tentar fazê-lo sozinha, incentivando-a a escrever como sabe.
ATIVIDADES AFINS:
*Símbolos da Cidade (música / marchinha)
*Pontos turísticos;
*Transformações geográficas;
*Diferentes paisagens;
*Origem do nome 'CARIOCA';
*Linguagem cartográfica (mapa do Rio de Janeiro)
*Para quem se identificar por este tipo de trabalho, consulte aqui mesmo no blog, atividades com a música O PATO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário