Deixo aqui nesse post sugestões para letramento e alfabetização com a música EU VI UMA BARATA ( DOMÍNIO PÚBLICO):
APRESENTAÇÃO DO TEXTO -
*O texto é apresentado e lido com as crianças (LEITURA COM APONTAMENTO)_Enfatizar a progressão da escrita na Língua Portuguesa(da esquerda para direita, de cima para baixo)
*Conversa informal a respeito da letra da música - O que entenderam? Há alguma palavra que não conhecem?
* Observação das palavras repetidas, dos sons iniciais ou finais, letras que você pretende trabalhar... (Aqui nesse caso foi a letra R).
*Marcação do espaçamento entre as palavras.
*Enumeração dos versos.
TEXTO FATIADO -
Aqui o texto foi fatiado para que eles reorganizassem.
Nesse momento do projeto, a criança pode consultar o cartaz com a letra,que deverá estar exposta no blocão.
TEXTO LACUNADO-
Nesse momento o texto é apresentado, lido com apontamento e solicita-se que eles encaixem as palavras que estarão no BANCO DE PALAVRAS.
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA -
Para esta atividade, as crianças foram divididas em EQUIPES,receberam metade da cartolina com a sílaba que trabalhariam; separaram as figuras que começavam com o som em destaque, colaram e escreveram os nomes.
REORGANIZAÇÃO DO TEXTO - PALAVRAS QUE O COMPÕEM:
Integração de outras disciplinas- aqui nesse caso, adentramos nas Ciências e relacionamos diversos HÁBITOS DE HIGIENE.
Para esta atividade foi solicitado que eles trouxessem figuras que mostrassem HÁBITOS DE HIGIENE, claro que depois de trabalhar e relacionar o assunto com a tal da BARATA que aparece na canção. Discutidas as questões sobre cuidados para termos boa saúde, ficou o desafio de trazerem as gravuras.
Nova roda, novas conversas e mais sistematizações. A turma foi verificando as imagens e discutindo uma a uma. Dividi os alunos em duplas e solicitei que escrevessem o hábito que aparecia na imagem que receberam. Ao final, montamos o cartaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário