Aos leitores e seguidores deste blog -
Pessoal, tenho certa resistência para trabalhar com essas datas 'comemorativas'. Na verdade, nada contra a data em si, mas com a forma com que percebo como são trabalhadas (em geral, sem qualquer contextualização). Se inseridas num projeto, as atividades passam a ter outro valor, enriquecendo conhecimentos e provocando os estudantes para novas pesquisas.
Deixo aqui algumas sugestões (encontradas pela net), contudo, gostaria de lembrar que muito mais que enfeitar as crianças (fazendo somente trabalho para 'inglês ver'), é de absoluta importância que se discuta sobre:
*A vida das pessoas que vivem no circo;
*As muitas horas de ensaio;
*Circo e animais - realizar leituras a respeito dos circos que usam animais e os maltratam;
*O mundo circense e tudo que o cerca: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches etc.
FUNDAMENTE O TRABALHO!
O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes. O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a plateia.
Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! ( http://www.qdivertido.com.br)
Modelo de máscara:
Máscara em EVA:
Caça-palavras
Atividade com nome:
Produção de texto
Fiquem com a reflexão:
QUALQUER COISA É POUCO PARA QUEM PODE FAZER DESCOBERTAS E GANHAR O MUNDO.(Cris Silva - Menina das Estrelas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário