Escolhidas a dedo para você ouvir!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alfabetização e letramento - Carnaval

TRABALHANDO COM LISTAS -

* Aqui houve a proposta da técnica BRAINSTORMING (TEMPESTADE DE IDEIAS) com o tema CARNAVAL. A turma, já dividida em grupos, precisava escolher um nome para caracterizar os componentes; nome este que deveria ser uma fantasia carnavalesca. Esses nomes foram anotados num quadro para haver pontuação à medida que fossem dizendo as palavras.
O CARNAVAL LEMBRA:

*Cada grupo tinha a sua vez e qualquer componente poderia falar. O grupo a seguir deveria estar antenado, pois não poderia repetir. O tempo ia sendo contado, e caso nenhum componente dissesse a palavra, o grupo esperava a próxima rodada e não marcava ponto.

Surgiram muitas palavras interessantes, tais como: reco-reco; samba; escola de samba; bateria; passarela; tambor; pandeiro; fantasia; microfone; dança; festa; chocalho; música; festa de rua; frevo; máscara; uma brincadeira; desfile ...

Após a tempestade, cada palavra da lista foi escrita na metade de uma folha de ofício. Cada criança recebeu uma palavra ( que foi escolhendo à medida que ia sendo lida) e realizou a produção pictórica. Montamos o mural. Seguem fotos dessa atividade que ainda renderá muitos frutos.



TRABALHANDO COM LISTAS -

2 comentários:

  1. Gostei muito desta atividade. Parabéns e obrigada pela sugestão.

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  2. Rita de Cássia,
    Obrigada pelo recadinho. Bom retorno!

    ResponderExcluir