Escolhidas a dedo para você ouvir!

sábado, 2 de outubro de 2010

ANIMAIS. PROTEJA-OS!




Muito legal ver a zebra de pertinho. Ela é linda! ( Foto minha, em Palermo)




Foto minha, tirada em Palermo (Buenos Aires). Essa é uma das minhas preferidas. Olha o bocão do hipopótamo!
Esse macaquinho era danado!


Dona Girafa. Lindaaaaaaa!!!

Que beleza!

As borboletas.


Lindas demais!

Olha o dromedário aí!


Que lindos!


O urso polar.


Foto minha, tirada em Palermo ( Buenos Aires). Este é o famoso DRAGÓN DE KOMODO, que pode alcançar 3,5 cm e pesar 150kg.

Uma sequência que achei bacana. É foto tirada de um cartaz.



Lindo demais.




Foto minha, tirada no zoo de Palermo ( Buenos Aires). O pavão, de tão lindo, não parava de se olhar no espelho. rs ( Ahhhh, é isso mesmo: alguns animais circulam livremente pelo Zoo.)

Foto minha, tirada em Palermo ( Buenos Aires). Esse lagarto é muito simpático, não acham?
Foto minha, tirada no Zoológico de Buenos Aires ( Palermo). Explorem bem essa imagem... o corpo da cobra tem algo bem diferente... rs
Minha galerinha,

é de fundamental importância trabalharmos questões sobre meio ambiente, preservação, desenvolvimento sustentável, defesa e proteção aos animais. Só assim contribuiremos para a formação cidadã. Como dia 04 de outubro é DIA DOS ANIMAIS, penso que valha uma abordagem de sensibilização a respeito dos maltratos que estes vêm sofrendo.

Tema: ANIMAIS

Disciplinas: INTEGRADAS
Duração: UM MÊS ( sem a pretensão de esgotar o assunto, é claro!)

Temas transversais: ÉTICA, CIDADANIA, MEIO AMBIENTE, NATUREZA, SOCIEDADE.

Apresentação: Inicie o projeto com a roda de conversa, a fim de ouvir o que eles sabem e o que desejam saber sobre os animais. Anote tudo, pois é uma forma de a criança perceber que o que ela fala é ouvido.

Justificativa: É comum esse tema atrair a atenção da garotada, uma vez que que costumam expressar muitas curiosidades e carinho pelos animais. Os animais têm presença importante no cotidiano das crianças, quer com os seus bichinhos de estimação, quer em desenhos animados, histórias e jogos.

Objetivos:

*DEFINIR, DE DIVERSOS ANIMAIS, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS;
*DIFERENCIAR VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS;
*EXPLORAR INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS TIPOS DE ANIMAIS APONTANDO SUAS DIVERSIDADES (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
* Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Conceitos:

*Comparar diversos tipos de animais através da observação;
*Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
*Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
*Saber identificar vertebrados e invertebrados, silvestres e domésticos, úteis e nocivos, reprodução e hábitat dos animais.
Procedimentos:
* pesquisar a história de cada animal de interesse do grupo;
*coletar dados por meio de pesquisas e observações;
*usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
*selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
*classificar animais;
*desenvolver atividades lúdicas;
*desenvolver atividades matemáticas;
*montar jogos, tabelas e gráficos;
*elaborar cartazes, álbuns, painéis, atividades com massa de modelar, legumes etc
*estabelecer ordem crescente e decrescente;
*comparar pesos e medidas;
*registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
*associar escrita de nomes, letras e textos;
*contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
*assistir vídeos relacionados ao tema;
*ouvir e cantar músicas que falem a respeito dos animais _ fica aqui a dica: A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
*visitar um Zoológico ou fazendinha.
Atitudes:
*preocupar-se com a preservação da natureza;
*Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
*socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
*classificar diferentes animais pelas suas características (diferenças e semelhanças);
*construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
*reconhecer alimentação e hábitat de vários animais.

Atividades:
*dinâmicas de grupo;
*leituras informativas;
*pesquisas;
*jogos diversos;
*quebra-cabeça;
*calendários;
*atividades matemáticas;
*sequência de figuras;
*produções pictóricas ( dirigidas e espontâneas);
*recorte e colagem;
*observação e relatórios
*cruzadinhas;
*caça-palavras;
*produção de texto;
*dobraduras ( origami);
*máscaras, fantoches e dedoches;
*móbiles;
*músicas;
*poesias;
*liga-pontos;
*pinturas;
*listagens;
*dramatizações;
*leituras diversas;
*passeios relacionados ao tema;
*escrita espontânea;
*mímicas;
*fábulas, contos e histórias;
*uso do tangram;
*painéis, tabelas e gráficos;
*adivinhações.

Material didático e recursos:
*livros didáticos e paradidáticos;
*cds e som;
*televisão, filmes;
*sucatas;
*papéis diversos;
*internet, computadore softwares;
*folhas xerocadas;
*tintas e pincéis;
*lápis coloridos e giz de cera;
*hidrocor;
*câmera fotográfica;
*painéis;
*vídeos;
*revistas e jornais;
*livros de literatura infantil;
*campanhas publicitárias;
*cola;
*argila;
*tesoura;
*lixas d'água;
*espelho;
*filmadora;
*fichas, figuras;
*tecidos;
*isopor.
Instrumentos de avaliação


Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera-se alguns instrumentos de avaliação:
*observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação as atividades escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
*atividades escritas ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
*produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

*dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário