Há tempos venho cantando a mesma pedra: trabalhar com a noção de regras e limites não é fácil, mas faz-se EXTREMAMENTE importante.
Postei numa comunidade de relacionamento umas dicas que deram (e dão)certo para mim, e claro, estou partilhando também no BORBOLETANDO.
Nossas crianças não deixam de nos amar por sermos exigentes quanto ao bom comportamento. Não desanime! Ajudar as crianças a entrarem num ritmo de respeito ao próximo, é tarefa diária. Muita gente se cansa, preferindo fingir que não está vendo. E os resultados desse fechar de olhos, temos visto diariamente presentes nas irresponsabilidades no trânsito, com os bens públicos, com a natureza, com seres humanos...
A noção de ser AUTORIDADE tem que ser trabalhada com eles o tempo todo mesmo. Isso é completamente diferente de ser AUTORITÁRIO.
Uma das coisas mais importantes que devemos fazer, principalmente nOs primeiros dias de aula, é o BLOCÃO COM AS REGRAS DA TURMA. Quem não quiser chamar de REGRA, pode chamar de COMBINADO, usar símbolos como a mãozinha para cima e a mãozinha para baixo, carinha triste, carinha feliz, ou até mesmo, brincar com a tal da fala da comediante: ISSO PODE, ISSO NÃO PODE. Uma vez trabalhada a noção de direitos e deveres, uso o termo: VOCÊ ESTÁ PERDENDO O DIREITO DISSO PQ... (É muito importante a criança saber o motivo NA HORA em que descumpriu o combinado). Pode-se até organizar fichas para marcar atitudes positivas e negativas, que podem ir somando ou diminuindo uma pontuação determinada. Na escola em que trabalhei, eles começavam o bimestre com 20 pontos. À medida em que tivessem marcações, iam perdendo pontos. Tínhamos tópicos como: FALTOU COM O RESPEITO AO PROFESSOR; FALTOU COM O RESPEITO AO COLEGA; ATRASO; DESCUIDO COM MATERIAL; ATIVIDADE DE CASA NÃO REALIZADA.
Uma coisa que utilizo muito com meus alunos é uma brincadeira de CLASSE e ELEGÂNCIA. Quando eles começam a correr ou empurrar, digo logo a frase: "Mas nessa atitude aí existe CLASSE e ELEGÂNCIA? Eles rapidinho se ajeitam, começando a desfilar quase que em câmera lenta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hoje, num dia em que estavam muito agitados, inventei uma ideia de COROAR o grupo que melhor se compartasse. Como foi algo que nasceu ali, trabalhei com desenho. Fiz a coroa lá no quadro, pedi para os dois grupos escolhidos se darem um nome e deixei os nomes dos integrantes expostos no quadro. Estabelecemos que se houvesse mau comportamento de algum integrante, a coroa seria perdida, e eles perderiam o trono; assim, outro grupo poderia pegar a coroa. Funcionou tanto, que vou levar as coroas de cartolina colorida para a sala na semana que vem.
Uma outra ideia bacana é a de uma PLAQUINHA DE LICENÇA. Adotava na escola que trabalhava, e na semana que vem levarei também para a minha nova turminha. Funciona assim: eles confeccionam as placas de licença com um material resistente ( papelão, papel cartão ou outro que você tenha); nós fazemos dois furos para que passem o barbante, pois a placa será pendurada no pescoço. Os meninos fazem a deles e as meninas fazem a delas. Como as turmas no município são bem maiores, é bom que se faça logo duas para cada grupo. Eles enfeitam as placas como quiserem ( colagem, desenhos, adesivos etc - tem que caracterizar o gênero MASCULINO e FEMININO, pois servirá como identificação). Então, quando alguém quiser ir ao banheiro ou beber água, basta pegar a placa e ir. O outro colega que quiser ir, saberá se a placa está sendo usada ou não.
É importante sabermos:
* No começo, é óbvio, eles vão querer pegar a plaquinha toda hora. É uma novidade! Mas depois será algo muito normal.
* Estabeleça um COMBINADO com eles, como:
1) Na hora em que uma explicação estiver sendo dada, segure a ida ao banheiro um pouquinho.
2) Se for um caso urgente, de não estar aguentando segurar, e a plaquinha estiver sendo usada, pode ir sem ela.
Outra coisa que faço e dá certo é o seguinte: quando estão muito agitados, vou cantando uma música calminha ( ex: PEDALINHO ou CIRANDA DO ANEL, ambas "da" Bia Bedran). É mágicooooooooooooo!
Uma fala boa: Vamos ouvir o silêncio??? ( rs! ) Funciona!
Se me permite, gostaria apenas de fazer uma colocação em relação a uma atitude que praticamos em muitos momentos que não é positiva: colocar a criança para pedir desculpa e abraçar o colega com quem ela acabou de brigar. Vou explicar o motivo ( e isso é fundamentado na área da Psicologia): Se ela está com raiva naquele momento, ela só vai pedir desculpas porque estamos pedindo que ela faça isso. Não será algo verdadeiro, assim como o pedido de desculpas também não será. O melhor a fazer nesse momento, é esperar a criança se acalmar, pontuando a atitude que teve e ajudando-a a refletir que realmente ofendeu, ou mesmo machucou o colega. Ela mesma chegará a conclusão de que agiu errado, pedindo desculpas. Claro que isso não é um trabalho de passe de mágica. É tarefa diária e contínua.
Tudo aquilo que fazemos de maneira consciente, no sentido de ajudar nossas crianças a entenderem as regras que sempre encontrarão pela frente, é válido.
Beijos e a todos, com o desejo de um excelente final de semana!!!
*É forte a lição da tirinha abaixo:
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