Escolhidas a dedo para você ouvir!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Primavera dos Livros

Gente, perdoem a falta de tempo para postar novidades. Ainda bem que tenho amigos! E amigos atentos. Sugerido pela Elisete como dica para o blog, lá vai:


De 26 a 29 de novembro, acontecerá a 15ª Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro. Realizado pela Liga Brasileira de Editoras e apoiado pela Prefeitura da Cidade Maravilhosa, o evento será no Museu da República e esperará cerca de 60 mil pessoas.

Endereço: Rua do Catete, 153.
Data: De 26 a 29 de novembro.
Horário: Das 10h às 22h.
Preço: Grátis.
Mais informações: (21) 3235-2650.

Informo ainda que estarei lá para o lançamento dos livros do amigo Henrique Rodrigues.
Para a criançada, ótimo evento. Teremos várias oficinas, contação de histórias...
Vamos!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A MÃO DA LIMPEZA

Não curto muito essas coisas de "datas comemorativas", pois acredito que temos que trabalhar os dias "disto ou daquilo" todos os dias, provocando, instigando e promovendo discussões reflexivas. Trago um texto do Gil( música) que gosto muito de trabalhar: A MÃO DA LIMPEZA. Aproveitem a oportunidade da "data" e usem e abusem da gama de variáveis que poderão puxar dessa pérola.

A mão da limpeza ( Gilberto Gil)

O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Que mentira danada, ê

Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o negro penava, ê

Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão
É a mão da pureza

Negra é a vida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com água e sabão
Negra é a mão
De imaculada nobreza

Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
Eta branco sujão




quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vale a pena!!!

A Casa Poema convida para
- A POESIA DO ENCONTRO -
COM ELISA LUCINDA E FERREIRA GULLAR
Bate papo entre os escritores sobre poesia, arte e vida.
Recital Poético dos alunos da Escola Lucinda de Poesia Viva com os poemas de Ferreira Gullar.
Segunda, dia 16 de Novembro, às 19h.
Local: Rua Paulino Fernandes, nº15 - Botafogo (perto do metrô)


Por favor, confirmar presença amanhã (dia 13)
À partir das 14hs, nos telefones: (21) 2286-5976 /77
Espaço sujeito a lotação!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BONS COSTUMES PARA QUEM?

Comportamento

'Bons costumes para quem?'
Publicada em 10/11/2009 às 13h04m
Artigo da leitora Cristiane da Silva


Desde o dia 22 de novembro vem fazendo parte de nossas notícias o caso da estudante de Turismo Geisy Villa Nova Arruda, de 20 anos, transformando-se inclusive em assunto internacional. Constrangimento e indignação provavelmente marcaram presença nos sentimentos de muitos que ainda se preocupam em não justificar os medonhos atos de uma camada que ainda insiste em fazer valer suas próprias leis, ditando o que é "certo" e o que é "errado".

Por causa de um vestido que a estudante usava, ela foi hostilizada pelos colegas da Universidade Bandeirante (Uniban-SP), sofrendo constrangimentos morais e até precisando de escolta para sair do recinto. Além da atitude dos colegas, que por si só já é repugnante, impressiona a atitude da Uniban, que no último sábado decidiu desligar do quadro discente da instituição a pessoa que em "razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade" frequentava as dependências da unidade em trajes inadequados. Pela "atitude provocativa", os gestos e modos de se expressar, que buscavam chamar a atenção para si, a aluna foi "julgada" (e condenada!) pelos colegas e pela Instituição, que, é claro(!), só queriam defender o ambiente escolar.

No intuito de "defesa do ambiente escolar" e, provavelmente dos "bons costumes" (que eles pensam que têm), os "juízes" xingaram a estudante e a ameaçaram, provocando mais um dos alvoroços que muitas vezes ficam por aquilo mesmo, impunes e arquivados . São atitudes que crescem a cada dia nas mãos de pessoas que agem assim porque ainda justificam seus atos por terem o pai tal, o parente x, o amigo y.

Se em pleno século XXI essas atitudes bárbaras ainda fazem parte da nossa sociedade, precisamos saber (e com urgência!) aonde estamos falhando. Enquanto não se descobre, ou finge-se não saber, universidades seguem corroborando com as atitudes dos vândalos, que também saem por aí menosprezando gays, prostitutas, empregadas domésticas, garis e todos aqueles que julgam inferiores a eles.

Bons costumes e atitudes éticas, deveria repensar a Uniban, é o que está faltando para parte dos alunos que a frequentam, que ainda não souberam o que é respeitar o direito do outro. Bons costumes e atitudes éticas é o que está faltando para parte dos docentes da instituição, que na atitude tomada banalizam e estimulam a violência contra a mulher. Bons costumes e atitudes éticas é saber que é preciso sair da era da caverna para visitar espaços abertos ao diálogo e à construção de relações livres de opressões e preconceitos.

No mais, sem dar passos que procurem fugir dos falsos moralismos e das justificativas que apenas ratificam essas atitudes, continuaremos julgando o "diferente" sempre como "culpado". Culpado por sofrer numerosas discriminações porque é pobre, culpado por ser perseguido porque é gay, culpado por sofrer preconceitos porque é afrodescendente , culpado por ter sido assaltado, estuprado, violentado, enfim, culpado!

Bons costumes, isto sim, é o que está faltando ser ensinado para todos aqueles que insistem em permanecer na era dos trogloditas, que segue os séculos sem mudanças e transformações, trazendo na carcaça essa doença chamada discriminação.

Este artigo foi escrito por uma leitora do Globo.
Cristiane da Silva é pedagoga e arteterapeuta