Escolhidas a dedo para você ouvir!

sábado, 9 de março de 2013

Atividades para a fase da escrita pré-silábica

Vamos começar ajudar aquele aluno que está na fase da escrita pré-silábica a dar passos no processo de aquisição da escrita/leitura? Consultando o blog da Rosa Angel Aprendizagem, achei um material muito bom, e quero partilhar com vocês. A escrita e leitura passam por hipóteses e tempo de descobertas e construções. Hipótes pré-silábica segundo Emília Ferreiro: Subdividida em dois níveis, nessa fase, a criança não traça o papel com a intenção de realizar o registro sonoro do que foi proposto para a escrita: a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e, muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável. Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras - para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com desenhos. b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável. Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico: ★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes. ★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa. ★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos. ★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.). ★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes. ★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras). ★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.). ★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.

2 comentários:

  1. Cris,
    Muito legal a proposta que você disponibilizou! Lembro sempre que o nosso papel como interventor é fundamental!!!!Beijos !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei
    este artigo. muito bom.

    ResponderExcluir