Gostaria de lembrar que para que um Projeto se desenvolva com excelência é preciso boa dose de comprometimento, palavra que faz parte da nossa escola e pauta nosso trabalho desde os estudos que fazemos, até a execução das atividades. Exatamente pelo fato de dar certo para nós, o trabalho é disponibilizado para outros professores na internet. No entanto, cumpre sinalizar que cópia por cópia não gerará um bom trabalho. PROJETO precisa ser "amarradinho", tem que acontecer com direcionamento e avaliações constantes a respeito do que flui e do que precisa melhorar.
As atividades são norte para outras, que podem seguir no mesmo estilo, com uma outra roupagem. O que cabe aqui é bom senso para perceber o que se adequa ou não à realidade dos seus alunos.
1º dia -
*Apresentamos os quatro primeiros versos da música CIDADE MARAVILHOSA às crianças, realizando leitura com apontamento.
*Trabalhamos a noção do título;
*Marcamos o nome do compositor;
*Com a explicação do que é verso, marcamos quantos versos há na letra;
*Criamos uma legenda para cada verso;
*Marcamos os espaços entre uma palavra e outra, atividade que proporciona a noção de segmentação e espaçamento.
*Marcamos as palavras que rimam.
2º dia -
*Apresentamos a letra fatiada em versos, para que eles ( sob consulta do que foi feito no dia anterior) reorganizem.
3º dia -
* Apresentamos a letra fatiada em palavras, para que eles (sob consulta dos outros cartazes afixados na sala) reorganizem.
*Destacar a palavra MARAVILHOSA na canção, puxando como PARADIGMA a sílaba MA.
4º dia -
* Apresentamos a letra com omissões das vogais. Deixar com que percebam que há algo errado, e assim que conseguirem, mediar a colagem das vogais de cada palavra.
- Atividade de consciência fonológica.
*Listagem de palavras com M.
* Sistematização - letra M:

5º dia -
* Trabalhar a atividade dos versos fatiados individualmente (O professor atuando como mediador) - A criança reorganiza os versos em folha individual.
6º dia -
*Trabalhar a atividade de reorganização das palavras do texto (individualmente), mas tendo o professor como mediador.


OBS: Fique atento à criação da legenda. Modifique a atividade de acordo com a legenda escolhida pela sua turma!
7º dia -
* Solicitar reescrita de memória.
-Neste momento é importante que o professor deixe a criança tentar fazê-lo sozinha, incentivando-a a escrever como sabe.
ATIVIDADES AFINS:
*Símbolos da Cidade (música / marchinha)
*Pontos turísticos;
*Transformações geográficas;
*Diferentes paisagens;
*Origem do nome 'CARIOCA';
*Linguagem cartográfica (mapa do Rio de Janeiro)
*Para quem se identificar por este tipo de trabalho, consulte aqui mesmo no blog, atividades com a música O PATO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário