Estas atividades poderão ser feitas na semana seguinte:
1) RECORTE AS FRASES E ORGANIZE-AS, COLANDO-AS EM SEU CADERNO, DE ACORDO COM A CANTIGA PIRULITO QUE BATE BATE.
(Como a letra da cantiga foi bastante explorada, neste momento o ideal é que eles tentem fazer sem o apoio do cartaz).
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
PIRULITO QUE JÁ BATEU
PIRULITO QUE BATE BATE
QUEM GOSTA DELA SOU EU
2) VEJA A IMAGEM ABAIXO E ESCREVA SOBRE ELA. (Busque uma imagem que mostre uma cena de alguém com pirulito)
(Escrita espontânea).
(Cena)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) LEIA A CANTIGA E DESENHE SOBRE ELA. (produção pictórica).
PIRULITO QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ BATEU
QUEM GOSTA DE MIM É ELA
QUEM GOSTA DELA SOU EU
4) VERIFIQUE O QUE FICOU FALTANDO PARA COMPLETAR A CANTIGA. BUSQUE AS PALAVRAS ABAIXO, RECORTANDO-AS E COLANDO-AS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES:
________________________________ QUE BATE BATE
PIRULITO QUE JÁ ________________________________
QUEM ____________________________ DE MIM É ELA
QUEM GOSTA ________________________ SOU EU.
BATEU PIRULITO DELA GOSTA
5) A PALAVRA ABAIXO FOI ESCRITA COM AS LETRAS TROCADAS. ORGANIZE-AS E DESCUBRA-A ESCREVENDO-A AO LADO.
O P L I T R U - ____________________________
6) CONTANDO AS LETRAS DAS PALAVRAS:
PALAVRA QUANTIDADE DE LETRAS
PIRULITO
DOCE
PICOLÉ
GULOSEIMA
VAMOS CONSTRUIR O NOSSO VOCABULÁRIO! QUE OUTRAS PALAVRAS VOCÊ CONHECE COM A SÍLABA QUE ESTÁ COLORIDA DE VERMELHO? (Realizar em dupla):
PIRULITO PIRULITO PIRULITO
8) COMPLETE AS PALAVRAS COM AS SÍLABAS QUE FALTAM:
PIRU-------TO PI -------LITO
-------RULITO PIRULI-------
9) CRUZADINHA! ENCONTRE AS PALAVRAS ABAIXO NA CRUZADINHA:
PIRULITO PIPOCA DOCE PICOLÉ CHICLETE
P I R U L I T O B C A P Y O F G H J
D C F Z A C I J D U C I P Q R D U L
O P I C O L É H W Z I O L S F L T V
C I O N D I N A B C K J Y R T Z I E
E P I P O C A C D F L M N W Z O P
Z U C T V W T C H I C L E T E Z O
10) PINTE OS ESPAÇOS ENTRE AS PALAVRAS, POIS CADA PALAVRA TEM O SEU LUGAR!
(Esse é um jeito simples de trabalhar a questão da aglutinação)
O PIRULITO É MUITO GOSTOSO. ELE É DOCE E PODE SER COLORIDO. TEM QUE TER CUIDADO QUANDO CHUPAR PIRULITO, PORQUE A GENTE PODE SE ENGASGAR.
* trabalhar os órgãos dos sentidos e colocar outras atividades.
DIVERSIDADE TEXTUAL: LISTA
OBSERVE A GRAVURA ABAIXO. VAMOS DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DESTE PIRULITO. (Usar imagem)
DIVERSIDADE TEXTUAL: RECEITAS
Juntos vamos escrever o que usamos para fazer este pirulito! ( Usar imagem)
Precisamos imaginar os ingredientes. Criaremos a receita para estes pirulitos!
HISTÓRIAS MATEMÁTICAS
RECORTE OS PIRULITOS ABAIXO E CRIE HISTÓRIAS MATEMÁTICAS!
TRABALHANDO AS QUANTIDADES
OBSERVE OS QUADROS ABAIXO E COMPLETE AS SENTENÇAS MATEMÁTICAS ( adição e subtração)
QUE LINDO SEU BLOG, CRIS!!!
ResponderExcluirJÁ VASCULHEI TUDINHO. AMEI.
AH, E JÁ RECOLHI AS SUGESTÕES.
PARABÉNS.