Bom, vamos aos passos à medida em que as fotos forem sendo apresentadas.
Quero, antes de tudo, fazer alguns agradecimentos a pessoas essenciais para que essa atividade acontecesse de forma tão encantadora:
Valéria Poubell, amiga de longos anos, que sempre dá toques para o aprimoramento desse prazer que se tornou a alfabetização para mim. Foi ela quem me ensinou a trabalhar gostoso assim com um texto. Grataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, por toda a minha vida!
Fabrícia Helena Biaso , amiga que conheci pela internet e que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente; pessoa com quem troco longos papos pedagógicos, que sempre está disposta a ajudar-me prontamente em tudo que preciso e com quem muito aprendo. Obrigadaaaaaa, Fa!
Thaís , colega de trabalho que apostou na proposta e topou-a prontamente; pessoa com quem tenho feito muitas trocas significativas. Obrigada, Thaís!
Bom, então apresentemos esse deleite passo a passo:
PRIMEIRO DIA DO PROJETO:
1- Assistiram um vídeo sobre AS FOCAS - o vídeo é curto e com texto informativo. Antes de apresentá-lo, perguntamos o que eles sabiam sobre AS FOCAS, ouvimos a tudo atentamente e propomos novas descobertas.
2- Registramos a música em folha de 40 kg, usando letra bastão, em seguida fazendo leitura com apontamento da letra da música. Trabalhamos as palavras que eram desconhecidas para eles, dando-lhes pistas para que pudessem chegar à conclusão do significado; qual a maior palavra do texto; quais palavras que se repetem e quantas vezes; quais os pontos que aparecem. Tudo é marcado, de acordo com o que o professor pretende trabalhar.
* Na música A FOCA, trabalhar os pontos de interrogação e final, solicitando que façam frases orais, onde possamos usar também aquela entonação.
3- Ouvimos a música. À medida que a música foi tocando, fomos fazendo leitura com apontamento.
4- Oficina de modelagem- solicitamos que cada um fizesse a sua foca de massinha. E assim, surgiram várias esculturas lindas...
* A letra da música deverá estar exposta na sala durante o tempo que durar o projeto.
SEGUNDO DIA DO PROJETO:
5- Em forma de DESAFIO, fomos propondo que eles nos dissessem quantas e quais eram as letras necessárias para escrevermos a palavra FOCA. A seguir, dividimos a turma em quatro grupos e sorteamos as letras F, O, C, A para cada um deles. Dado um tempo, os integrantes do grupo deveriam encontrar, em jornais ou revistas, palavras iniciadas com a letra determinada e colá-las na folha dada.
6- Terminada essa parte, fomos ao quadro para contar as palavras que foram validadas. ( Aqui estamos inserindo a Matemática); exploramos questões como: quem encontrou mais palavras?; quem encontrou menos palavras?; quantas faltaram para empatar?...
TERCEIRO DIA DO PROJETO:
7- Lançamos como proposta a escrita das novas descobertas. Todas as frases foram levadas em consideração, trabalhadas oralmente e, a partir daí, fizemos a seleção do que entraria no cartaz. Como essa fase ainda é muito inicial, o escriba é o professor-mediador do processo.
8- Trabalhando com a inteligência espacial, propomos a um dos alunos que tem muita habilidade para desenho, que ilustrasse o cartaz.
9- Todos os versos da canção foram dispostos desarrumadamente para eles. A proposta era a de que eles reorganizassem na ordem em que aparecem na melodia.
*Nesse momento, a letra poderá estar vísivel, para consulta.
*Convém deixar a criança experimentar a leitura, as tentativas. Sempre perguntar o que a fez pensar que é aquele o verso. Ouvir a lógica pode ajudar um colega que ainda não sabe como fazer, a ter uma possibilidade. Em caso de acerto, cola-se o verso; em caso de erro, realizar a mesma pergunta do que a faz acreditar que é aquele o verso, e ir trabalhando com cada palavra, até que ela se dê conta do verso que precisa pegar.
QUARTO DIA DO PROJETO:
10- Fizemos um cartaz com lacunas; deixamos as palavras que se encaixariam nessas lacunas dispostas ao chão ( BANCO DE PALAVRAS)
* Seguir as orientações do passo anterior.
QUINTO DIA DO PROJETO:
11- Pesquisar palavras com F e confeccionar cartaz.
SEXTO DIA DO PROJETO:
12- Em forma de desafio (para essa atividade brincamos com dois grupos) trabalhar consciência fonológica e propor que digam novas palavras que tenham a sílaba FO. * Convém lembrar que é importante apresentar às crianças que a vogal O ora é aberta, ora é fechada. À medida que uma palavra for falada, em caso de acerto, perguntar à criança que frase ela poderá formar com aquela palavra. Anotar em cartaz e marcar o ponto do grupo; em caso da palavra ser dita erradamente,repetí-la pausadamente para que a criança perceba se há mesmo a sílava FO na palavra que disse.
Convém instigar as crianças no sentido de AMPLIAR AS FRASES.
*Esse desafio cresce, pois para a formação de palavras não trabalhamos somente com a sílaba inicial. Solicitar palavras com FO também em sílaba medial e final.
* Expor o cartaz com as frases realizadas pelas crianças.
13- O próximo passo é fazer o que a Heloísa Vilas Boas chama de PARADIGMA: as crianças brincam de pensar o maior número de palavras que tenham a sílaba pedida. As palavras ditas são escritas em coluna, arrumadas de uma forma que permite colocar em evidência a sílaba comum a ser destacada pela criança.
14- Trabalhar com produção pictórica, solicitando também a produção textual.
* Aqui, cumpre salientar que devemos respeitar a fase em que cada criança se encontra: algumas escreverão letras, outras produzirão frases e, quem estiver mais avançado, produzirá texto.
Essas atividades são realizadas concomitantemente a outras propostas, que devem ser sistematizadas e retomadas sempre que possível.
E por fim, digo que esse trabalho foi de um prazer gigantesco para mim, pois trazer à memória minha própria época de alfabetização, com os maravilhosos Vinícius/Toquinho, que se mantiveram tão vivos em mim, é mesmo de provocar muita emoção, enchendo os olhos de mar.