Escolhidas a dedo para você ouvir!

sexta-feira, 23 de março de 2012

CIRCO (atividades)

Aos leitores e seguidores deste blog -

Pessoal, tenho certa resistência para trabalhar com essas datas 'comemorativas'. Na verdade, nada contra a data em si, mas com a forma com que percebo como são trabalhadas (em geral, sem qualquer contextualização). Se inseridas num projeto, as atividades passam a ter outro valor, enriquecendo conhecimentos e provocando os estudantes para novas pesquisas.
Deixo aqui algumas sugestões (encontradas pela net), contudo, gostaria de lembrar que muito mais que enfeitar as crianças (fazendo somente trabalho para 'inglês ver'), é de absoluta importância que se discuta sobre:
*A vida das pessoas que vivem no circo;
*As muitas horas de ensaio;
*Circo e animais - realizar leituras a respeito dos circos que usam animais e os maltratam;
*O mundo circense e tudo que o cerca: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches etc.

FUNDAMENTE O TRABALHO!

O circo é um espetáculo popular muito antigo, teve origem em povos viajantes. O espetáculo do circo reúne artistas com habilidades diversas cujo intuito é divertir e entreter a plateia.
Entre as artes apresentadas pelo circo podemos citar: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, adestramento de animais, show de dança entre outros.Existem vários tipos de circo: circo de rua, circo tradicional, circo chinês, circo russo etc. Há indícios arqueológicos de que o circo tenha surgido na China há mais de 5.000 anos.Na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo, havia espetáculos com animais amestrados e competições de homens. Na Roma Imperial, os espectadores se reuniam para assistir e apostar nas corridas de bigas. O maior dos circos romanos chamava-se Maximus, feito de pedra e com capacidade para 150 mil pessoas. Na Idade Média, muitos grupos de equilibristas, malabaristas e ilusionistas se apresentavam em feiras populares. Eram conhecidos como "Saltimbancos", e viajavam pela Europa se apresentando por cada um dos lugares por onde passavam. Nessa mesma época, na Itália, havia os bobos da corte, artistas do riso que moravam nos castelos para animar as festas com suas brincadeiras e músicas. Suas roupas eram coloridas e alegres. Surgiram assim o Arlequim, Pierrô e Colombina. O apogeu do circo deu-se no século XIX, onde contava com inúmeras atrações como números com animais vindos de todas as partes do mundo e artistas com diferentes habilidades. O circo atual é composto por lona ou tenda, palco ou picadeiro, a arquibancada. Em geral quem trabalha no circo mora nele. Leva uma vida de nômade, viajando por lugares diversos. O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas! ( http://www.qdivertido.com.br)

Modelo de máscara:


Máscara em EVA:


Caça-palavras



Atividade com nome:


Produção de texto

Fiquem com a reflexão:

QUALQUER COISA É POUCO PARA QUEM PODE FAZER DESCOBERTAS E GANHAR O MUNDO.(Cris Silva - Menina das Estrelas)

quarta-feira, 21 de março de 2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projeto Luiz Gonzaga - Feira de Caruaru

Amigos seguidores e visitantes do BORBOLETANDO,

Compartilho com vocês atividades que estão sendo desenvolvidas na Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna, na qual trabalho, em Rio das Pedras- Rio de Janeiro.
O Projeto da escola homenageia o REI DO BAIÃO, Luiz Gonzaga. Aqui vocês terão atividades que foram desenvolvidas a partir do trabalho com a música A FEIRA DE CARUARU.
IMPORTANTE: o trabalho ainda não foi concluído, mas já estou adiantando as coisas que foram feitas...

1- APRESENTAÇÃO DA MÚSICA -


2- APRESENTAÇÃO DO TEXTO (MÚSICA A FEIRA DE CARUARU)



*Marcação do título; do compositor e verificação das palavras que rimam;
*Atividade de compreensão da segmentação do texto - espaçamento entre as palavras, direção da escrita na Língua Portuguesa (de cima para baixo, da esquerda para a direita)



3- Faça leituras relacionadas ao assunto para eles. Procure textos que expliquem como é a FEIRA DE CARUARU.
*Há informações muito importantes a respeito de como a feira funciona. Meus alunos adoraram a informação de como os vendedores chegam à feira, e curtiram muito o setor do TROCA-TROCA, onde vender é proibido.

TEXTO FATIADO
*Reorganização dos versos. Os versos são embaralhados e eles vão reorganizando, tendo apoio visual.



3- CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
* Solicitar que, de acordo com a sonorização das palavras, percebam e escrevam as vogais que estão faltando.



4- Lançamento de fonema/grafema - letra F

*Para a realização desta atividade, inventei um 'esquema' de TROCA TROCA, como acontece na FEIRA DA CARUARU.
As crianças foram divididas em equipes e cada equipe recebeu um fonema. Todos eles tinham trazido palavras com F, solicitadas com dois dias de antecedência. O grupo colocava as palavras na mesa e precisava analisar se o fonema da palavra era o mesmo que o seu grupo tinha recebido. Se fosse, ele colava, se não fosse, deveria procurar o grupo que era dono daquele fonema para solicitar a troca.
Foi uma atividade muito divertida, e eles aprenderam brincando.



5 - Lançamento de fonema/grafema - Letra R
* A letra R foi sendo trabalhada de acordo com as posições nas palavras. Eles fizeram várias pesquisas ao longo da semana, e o desafio maior foi 'encontrar palavras que começassem com RR. O engraçado foi que para ganhar o brinde, caso encontrassem, algumas crianças chegaram com palavras partidas, 'iniciando' com RR. (*)
Para a conclusão, fui instigando a respeito do motivo que fez com que NENHUMA criança achasse uma palavra começando com RR. Levantando-se a hipótese de não existir, fomos ao dicionário para confirmar. BINGO! Eles então DESCOBREM a regra. Podem ter certeza, que com esta atividade, seus alunos jamais escreverão uma palavra começando com RR.

(*)Claro que depois deles chegarem à conclusão de que palavras começando com RR não existiam,não perdi a oportunidade de conversar sobre a honestidade, que faltou em alguns casos!


ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO:


Depois de apresentarmos a FEIRA DE CARUARU, demos início a analogias com questões da vivência deles. Como já tínhamos trabalhado pontos turísticos do Rio de Janeiro, quando trouxemos o sub-projeto com a música CIDADE MARAVILHOSA, falamos sobre o CENTRO DE CONVENÇÕES NORDESTINAS LUIZ GONZAGA.

CURIOSIDADES SOBRE O CENTRO DE CONVENÇÕES NORDESTINAS LUIZ GONZAGA:
*Explore as palavras que eles talvez não conheçam!

A partir de então, várias atividades foram propostas como ações que levam à sistematização do projeto:
*Proposta de pensar em relação aos diversos restaurantes que existem na Feira de São Cristóvão, assim como no tipo de comida que servem (nordestina). Então, apresentamos uma RECEITA DE BAIÃO DE DOIS.
*Antes de apresentar a atividade diagramada, é necessário trabalhar com as crianças coletivamente, explorando o gênero textual, realizando a atividade ampliada para colocar no blocão e realizando comparações com outros textos que já tenham sido apresentados.


- Aqui trabalharemos a estrutura do texto _ RECEITA (INGREDIENTES e MODO DE PREPARO).
*O que uma receita pretende?
*Só existe receita para preparar comidas? Que outros tipos de receitas vocês conhecem? _ Explorar as receitas médicas, receitas para cuidados corporais etc.



A partir da palavra BAIÃO, explorar a terminação ÃO, realizando atividade com lista e o significado, que fica diferente de acordo com o contexto _ BAIÃO (COMIDA); BAIÃO (RITMO MUSICAL):


SISTEMATIZAÇÃO ÃO:


Após sistematizações com a letra B, de BAIÃO, realizar atividades afins:

sábado, 17 de março de 2012

COMBINADOS

Esta atividade é de absoluta importância para organizarmos as crianças. É bom tê-la como a diretriz de todo o trabalho, desenvolvendo-a logo no início do ano, sem deixar de apontá-la em leituras diárias das regras que por algum motivo deixaram de ser cumpridas.





ALFABETO ILUSTRADO

Amigos,
compartilho um alfabeto ilustrado que montei com a ajuda dos meus alunos. Ele ainda não está completo, pois quero colocar a letra nas quatro formas, mas já fica como dica para vocês.
*ATENÇÃO! Não coloquei marca d'água do blog nas atividades que partilharei com vocês,mas gostaria de pedir a consideração de colocarem os créditos ao BORBOLETANDO se as imagens forem divulgadas em outros blogs.Lembrem-se que tanto na realização para a confecção quanto no momento de postar, dá um trabalho danado!

































Alfabetização e letramento EU VI UMA BARATA

Deixo aqui nesse post sugestões para letramento e alfabetização com a música EU VI UMA BARATA ( DOMÍNIO PÚBLICO):
APRESENTAÇÃO DO TEXTO -
*O texto é apresentado e lido com as crianças (LEITURA COM APONTAMENTO)_Enfatizar a progressão da escrita na Língua Portuguesa(da esquerda para direita, de cima para baixo)
*Conversa informal a respeito da letra da música - O que entenderam? Há alguma palavra que não conhecem?
* Observação das palavras repetidas, dos sons iniciais ou finais, letras que você pretende trabalhar... (Aqui nesse caso foi a letra R).
*Marcação do espaçamento entre as palavras.
*Enumeração dos versos.

TEXTO FATIADO -
Aqui o texto foi fatiado para que eles reorganizassem.
Nesse momento do projeto, a criança pode consultar o cartaz com a letra,que deverá estar exposta no blocão.


TEXTO LACUNADO-
Nesse momento o texto é apresentado, lido com apontamento e solicita-se que eles encaixem as palavras que estarão no BANCO DE PALAVRAS.


CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA -
Para esta atividade, as crianças foram divididas em EQUIPES,receberam metade da cartolina com a sílaba que trabalhariam; separaram as figuras que começavam com o som em destaque, colaram e escreveram os nomes.


REORGANIZAÇÃO DO TEXTO - PALAVRAS QUE O COMPÕEM:



Integração de outras disciplinas- aqui nesse caso, adentramos nas Ciências e relacionamos diversos HÁBITOS DE HIGIENE.

Para esta atividade foi solicitado que eles trouxessem figuras que mostrassem HÁBITOS DE HIGIENE, claro que depois de trabalhar e relacionar o assunto com a tal da BARATA que aparece na canção. Discutidas as questões sobre cuidados para termos boa saúde, ficou o desafio de trazerem as gravuras.
Nova roda, novas conversas e mais sistematizações. A turma foi verificando as imagens e discutindo uma a uma. Dividi os alunos em duplas e solicitei que escrevessem o hábito que aparecia na imagem que receberam. Ao final, montamos o cartaz.