Escolhidas a dedo para você ouvir!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

sábado, 11 de fevereiro de 2012

RECICLAGEM

Falas bonitas muitos tem, mas são poucos os que casam com maestria a fala e a prática. A professora Rita, da Escola Municipal Cláudio Besserman Vianna,situada em Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, nos mostra através das atividades que desenvolve, muitas possibilidades de engajar os alunos em questões que são problemáticas para a comunidade, como o lixo. Seus alunos participam de oficinas de transformação, onde o lixo que foi descartado é reutilizado para a construção de materiais que serão manuseados por eles mesmos. E então, surgem brinquedos, jogos, cadernos de capa dura, materiais de pintura, painéis para a sala etc.
A professora Rita aborda com eles questões ambientais, de saúde e de cidadania. De fato um trabalho de excelência, que muito contribui para formação de cidadãos que compreendem e adotam atitudes sustentáveis, de forma que consigam pensar e agir com responsabilidade, para um futuro sustentável.
Por essa prática que tanto enriquece a aprendizagem, deixo aqui os parabéns do BORBOLETANDO a querida amiga Rita de Cássia Sanches, com quem tenho muito o que aprender.
Materiais que foram jogados fora e aproveitados:


O Projeto que será trabalhado em 2012 - Luiz Gonzaga.


Uma caixa de papelão transformada nessa linda árvore:


Mostrando as letras feitas com papelão:


Temos muito que aprender com você!


Jogo de damas feito com papelão:



Sudoku feito com caixa de papelão e tampinhas:


Assistam!


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Reciclagem - porta- lápis

Minha amiga Elisete postou essa imagem no Facebook dela. Achei uma ideia excelente, e por isso partilho com vocês.
*Não sei sobre os créditos a respeito da confecção, tampouco sobre a foto. Sorry!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aguardem! Vem coisa boa por aí!

CAROS SEGUIDORES,
ESTOU PESQUISANDO SUGESTÕES MARAVILHOSAS PARA POSTAR PARA VOCÊS. VAMOS CONHECER O LINDO TRABALHO DA EDUCADORA RITA DE CÁSSIA, PROFESSORA COM A QUAL ESTOU TENDO A HONRA DE TRABALHAR NA E.M. CLÁUDIO BESSERMAN VIANNA, SITUADA EM RIO DAS PEDRAS, NO RIO DE JANEIRO.
A PROFESSORA RITA DESENVOLVE ESTE TRABALHO NORTEANDO-O ATRAVÉS DE DEBATES E VIVÊNCIAS QUE TEM COMO FOCO O TEMA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, A RECICLAGEM, O APROVEITAMENTO DE MATERIAL E A PREOCUPAÇÃO COM QUESTÕES AMBIENTAIS E DE SAÚDE.
AGUARDEM! VALE A PENA CONHECER AS PROPOSTAS DA RITA, ASSIM COMO VALE A PENA A REFLEXÃO A RESPEITO DAS NUMEROSAS POSSIBILIDADES QUE ESTÃO AO NOSSO ALCANCE.

sábado, 4 de fevereiro de 2012