Escolhidas a dedo para você ouvir!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim não morre jamais". ( Rubem Alves)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ANIMAIS - continuação

ATENÇÃO! NÃO COLOQUEI MARCA D'ÁGUA NAS FOTOS, MAS TODAS FORAM FEITAS POR MIM. NÃO TEM PROBLEMA COPIAR, MAS GOSTARIA DE TER OS CRÉDITOS.
OBRIGADA.
Uma cobrinha do mar (Foto minha - Atalaia - Fernando de Noronha) Tartarugas gigantes ( Foto minha - Baía Sueste, Fernando de Noronha)



Peixinho no Paraíso (Foto minha - Atalaia - Fernando de Noronha)


Mais peixinhos no Atalaia.



Não! Não é montagem! No Atalaia, em Fernando de Noronha, nós mergulhamos com os tubarões. Bacana, né? Aproveitem a oportunidade para trabalhar com as crianças por quê em Noronha esse mergulho acontece sem medos...

Atalaia - Fernando de Noronha. Um paraíso!


Amooooooooooooooo essa sequência!!!


O tubarão mais gracinha que eu já vi. ( Atalaia - Fernando de Noronha)


Esse peixinho era muito gracioso.

Os golfinhos. Passeio de barco - Fernando de Noronha.

Essa é uma das fotos que eu mais amo. Essa tartaruga era um espetáculo de linda. Baía Sueste. Percebam que ela está marcada pelo Tamar. Aproveitem a oportunidade e abordem a importância do trabalho do Tamar para a preservação da vida marinha.
Peixinhos de Noronha...

Gracinhas...

Base do Projeto Tamar - mostrando, em maquete, a corrida pela sobrevivência.

















sábado, 2 de outubro de 2010

ANIMAIS. PROTEJA-OS!




Muito legal ver a zebra de pertinho. Ela é linda! ( Foto minha, em Palermo)




Foto minha, tirada em Palermo (Buenos Aires). Essa é uma das minhas preferidas. Olha o bocão do hipopótamo!
Esse macaquinho era danado!


Dona Girafa. Lindaaaaaaa!!!

Que beleza!

As borboletas.


Lindas demais!

Olha o dromedário aí!


Que lindos!


O urso polar.


Foto minha, tirada em Palermo ( Buenos Aires). Este é o famoso DRAGÓN DE KOMODO, que pode alcançar 3,5 cm e pesar 150kg.

Uma sequência que achei bacana. É foto tirada de um cartaz.



Lindo demais.




Foto minha, tirada no zoo de Palermo ( Buenos Aires). O pavão, de tão lindo, não parava de se olhar no espelho. rs ( Ahhhh, é isso mesmo: alguns animais circulam livremente pelo Zoo.)

Foto minha, tirada em Palermo ( Buenos Aires). Esse lagarto é muito simpático, não acham?
Foto minha, tirada no Zoológico de Buenos Aires ( Palermo). Explorem bem essa imagem... o corpo da cobra tem algo bem diferente... rs
Minha galerinha,

é de fundamental importância trabalharmos questões sobre meio ambiente, preservação, desenvolvimento sustentável, defesa e proteção aos animais. Só assim contribuiremos para a formação cidadã. Como dia 04 de outubro é DIA DOS ANIMAIS, penso que valha uma abordagem de sensibilização a respeito dos maltratos que estes vêm sofrendo.

Tema: ANIMAIS

Disciplinas: INTEGRADAS
Duração: UM MÊS ( sem a pretensão de esgotar o assunto, é claro!)

Temas transversais: ÉTICA, CIDADANIA, MEIO AMBIENTE, NATUREZA, SOCIEDADE.

Apresentação: Inicie o projeto com a roda de conversa, a fim de ouvir o que eles sabem e o que desejam saber sobre os animais. Anote tudo, pois é uma forma de a criança perceber que o que ela fala é ouvido.

Justificativa: É comum esse tema atrair a atenção da garotada, uma vez que que costumam expressar muitas curiosidades e carinho pelos animais. Os animais têm presença importante no cotidiano das crianças, quer com os seus bichinhos de estimação, quer em desenhos animados, histórias e jogos.

Objetivos:

*DEFINIR, DE DIVERSOS ANIMAIS, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS;
*DIFERENCIAR VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS;
*EXPLORAR INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS TIPOS DE ANIMAIS APONTANDO SUAS DIVERSIDADES (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
* Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Conceitos:

*Comparar diversos tipos de animais através da observação;
*Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
*Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
*Saber identificar vertebrados e invertebrados, silvestres e domésticos, úteis e nocivos, reprodução e hábitat dos animais.
Procedimentos:
* pesquisar a história de cada animal de interesse do grupo;
*coletar dados por meio de pesquisas e observações;
*usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
*selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
*classificar animais;
*desenvolver atividades lúdicas;
*desenvolver atividades matemáticas;
*montar jogos, tabelas e gráficos;
*elaborar cartazes, álbuns, painéis, atividades com massa de modelar, legumes etc
*estabelecer ordem crescente e decrescente;
*comparar pesos e medidas;
*registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
*associar escrita de nomes, letras e textos;
*contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
*assistir vídeos relacionados ao tema;
*ouvir e cantar músicas que falem a respeito dos animais _ fica aqui a dica: A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes.
*visitar um Zoológico ou fazendinha.
Atitudes:
*preocupar-se com a preservação da natureza;
*Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
*socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
*classificar diferentes animais pelas suas características (diferenças e semelhanças);
*construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
*reconhecer alimentação e hábitat de vários animais.

Atividades:
*dinâmicas de grupo;
*leituras informativas;
*pesquisas;
*jogos diversos;
*quebra-cabeça;
*calendários;
*atividades matemáticas;
*sequência de figuras;
*produções pictóricas ( dirigidas e espontâneas);
*recorte e colagem;
*observação e relatórios
*cruzadinhas;
*caça-palavras;
*produção de texto;
*dobraduras ( origami);
*máscaras, fantoches e dedoches;
*móbiles;
*músicas;
*poesias;
*liga-pontos;
*pinturas;
*listagens;
*dramatizações;
*leituras diversas;
*passeios relacionados ao tema;
*escrita espontânea;
*mímicas;
*fábulas, contos e histórias;
*uso do tangram;
*painéis, tabelas e gráficos;
*adivinhações.

Material didático e recursos:
*livros didáticos e paradidáticos;
*cds e som;
*televisão, filmes;
*sucatas;
*papéis diversos;
*internet, computadore softwares;
*folhas xerocadas;
*tintas e pincéis;
*lápis coloridos e giz de cera;
*hidrocor;
*câmera fotográfica;
*painéis;
*vídeos;
*revistas e jornais;
*livros de literatura infantil;
*campanhas publicitárias;
*cola;
*argila;
*tesoura;
*lixas d'água;
*espelho;
*filmadora;
*fichas, figuras;
*tecidos;
*isopor.
Instrumentos de avaliação


Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera-se alguns instrumentos de avaliação:
*observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação as atividades escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
*atividades escritas ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
*produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;

*dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.